Quais fatores pesam na confiança do consumidor em compras online?

Quais fatores pesam na confiança do consumidor em compras online?

Antigamente, os consumidores eram muito receosos quanto à possibilidade de comprar on-line. O medo ia desde a não entrega dos produtos até a possibilidade de alguém roubar seus dados bancários. De lá para cá, o e-commerce cresceu bastante e conquistou a confiança do consumidor.

Ainda assim, a credibilidade do setor não garante a confiança das pessoas em relação à sua loja virtual. É preciso tomar algumas atitudes e garantir que seus clientes sejam bem atendidos e estejam seguros dentro do seu ambiente virtual.

Por isso, destacamos os principais fatores que pesam na confiança do consumidor em compras on-line. Continue a leitura e saiba como transmitir credibilidade por meio do seu e-commerce!

Checkout transparente

Sua loja on-line deseja maximizar as vendas, certo? No entanto, alguns visitantes desistem da compra na última hora. Isso pode ser o resultado de uma série de variáveis, e o checkout transparente pode ajudá-lo a reverter esse quadro.

Portanto, simplifique o processo de compra em, no máximo, três passos e evite pedir dados desnecessários! A experiência do usuário durante o fluxo de pagamento precisa ser otimizada, por isso, contrate um processador de pagamentos que mantenha sua URL sem tirar o consumidor da página.

Políticas claras de entrega e troca

A clareza das políticas de entrega e troca de produtos é outro fator que pesa na confiança do consumidor durante suas compras on-line. Sendo assim, fale a verdade e evite colocar pegadinhas para o visitante da sua loja.

Deixe explícito o prazo de entrega dos produtos, as opções que o consumidor pode contratar e as políticas de devolução. Essas informações precisam ser fáceis de encontrar, e podem estar no rodapé do site, por exemplo. E em relação aos fretes, use recursos que os destaquem.

Comentários reais de compradores

Coloque-se no lugar do consumidor. Você acredita mais na marca que está tentando vender um produto ou em outro comprador que já adquiriu e fez uma avaliação? O comprador é “gente como a gente”, e a opinião dele vale ouro. Libere uma seção de comentários para os clientes que já compraram em seu e-commerce.

Não tenha medo de avaliações negativas, pois isso demonstra os pontos que devem ser melhorados — inclusive para os fabricantes dos produtos.

Segurança no pagamento das compras

Esse é um ponto importantíssimo, pois tem a ver com os dados e a segurança bancária das pessoas, e investir em segurança é essencial. Monitore os cancelamentos para identificar tentativas de descobrir falhas no site e adquira selos de segurança, posicionando-os em local visível.

Também é importante investir em certificados SSL e PCI e em infraestrutura de vendas pela internet, disponibilizar espaço para reclamações e fornecer informações sobre a loja na internet.

Processo de pós-venda eficiente

A venda não acaba quando o cliente recebe o produto em casa, por esse motivo, você precisa investir em ações de pós-venda. Acompanhe como está o uso do produto e peça um feedback sincero sobre o processo de compra.

Outra dica é preparar um material explicativo sobre o item comprado e orientar o consumidor a respeito dos direitos que ele tem. Esse tipo de acompanhamento ajuda a fortalecer o vínculo entre seu e-commerce e o comprador, assim, ele vai se sentir mais seguro para comprar outras vezes com você.

Conquistar a confiança do consumidor é um dos passos que qualquer lojista on-line precisa dar. No entanto, essa é uma caminhada constante e que deve ser feita com um bom planejamento.

Assim como a confiança transmitida, a navegabilidade do seu site também contribui com o seu sucesso nas vendas. Por isso, descubra o que o cliente espera da página inicial de um e-commerce e comece já a aprimorar a sua!

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