Ter presença digital significa mais do que simplesmente possuir um website na rede. Até porque, hoje em dia, toda marca tem um website — ou, pelo menos, deveria ter. Estar ou não estar não é a questão, é preciso saber estar!

A tecnologia vem mudando radicalmente o comportamento do consumidor, que está cada vez mais antenado e bem informado, graças à internet. Mas o que sua empresa tem feito para acompanhar essas mudanças? Você conhece bem o comportamento e as necessidades de seu público? Sabe como avaliar a qualidade de sua presença digital?

Conheça, a seguir, sete dicas para otimizar a sua presença digital e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Saiba por que a presença digital é tão importante

Hoje em dia, mais da metade dos consumidores realizam suas compras pela internet – confira pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre as compras feitas no Natal passado. Portanto, a presença digital é um recurso muito importante para uma empresa ampliar suas vendas e divulgar seus produtos. A presença nas redes possibilita ao empreendedor se aproximar de seu público, ganhar credibilidade e confiança para sua marca. Esse é o caminho para conquistar o engajamento dos clientes e aumentar as vendas por meio da internet.

Antes de contratar um serviço ou adquirir um produto, o cliente geralmente pesquisa por informações no Google. Ele sente necessidade de ter informações para tomar decisões e se sentir mais seguro antes de fechar um negócio. Segundo uma pesquisa realizada pelo eMarketer, 81% dos consumidores pesquisam por informações na internet antes de comprar algum produto.

Informe bem o seu público

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais bem informadas e têm o hábito de pesquisar sobre os mais diversos assuntos na internet. Por isso, a primeira dica para você otimizar sua presença digital é disponibilizar o máximo de informações que puder sobre sua empresa, seus produtos e serviços.

Procure apresentar bem a sua marca, os seus produtos e forneça um máximo de informações para o cliente; certamente, ele se sentirá seguro para tomar sua decisão de compra. Também é importante divulgar as opiniões dos clientes sobre sua empresa, pois as avaliações positivas contribuem para construir a credibilidade de sua marca.

Invista no relacionamento com os clientes

Para se ter uma presença digital eficiente, é preciso saber como se relacionar com os clientes e entender o seu comportamento e as suas necessidades. Procure avaliar o comportamento online de seu público e usar as informações coletadas a seu favor. Existem ferramentas que apontam o que ele gosta de pesquisar na internet antes de realizar suas compras.

Com o Google Analytics, por exemplo, você consegue saber quais foram as páginas mais acessadas, os documentos mais baixados, a quantidade de visitantes novos, entre outros fatores. Já o Google Search Console (antigo Google Webmaster Tools) fornece as palavras-chave mais usadas para chegar ao site e a posição média do seu site em resultados de busca.

Tenha um website veloz

Certifique-se de que seu comércio virtual possui páginas que carregam rapidamente e propiciam uma boa experiência de navegação. Se a página demorar muito para abrir, você poderá perder possibilidades de negócios. Quando uma página leva mais de cinco segundos para carregar, o usuário tende a ficar frustrado e abandoná-la. O ideal é que ela esteja totalmente carregada num prazo de dois segundos.

Diversifique suas plataformas na web

Lembre-se de que o consumidor acessa a internet a partir dos mais diversos canais e plataformas. Um site deve ser responsivo, ou seja, capaz de adaptar o tamanho de suas páginas ao tamanho das telas em que são exibidos. Sua empresa tem aplicativos para o Android / iOS, para que possa ser acessado pelo celular? E quanto ao tablet? Tem certeza que seu website funciona bem em todos os dispositivos?

Esteja atento ao SEO

Para garantir a boa visibilidade de suas páginas na internet, em ferramentas de busca como o Google, você deve adotar uma estratégia sólida de SEO, sigla do termo Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites que asseguram a geração de leads e o fortalecimento de sua marca.

Você pode fazer uma série de otimizações no seu site para melhorar a experiência do seu público e ter uma boa visualização nos sites de busca: como conhecer a intenção da pesquisa, zelar pela qualidade do conteúdo, atentar para os títulos, usar palavras-chave adequadas, entre outros fatores.

Observe a qualidade dos leads

Acompanhe constantemente quantos leads são gerados, o número de conversões online, a recorrência de visitas, em que ritmo elas ocorrem e dados demográficos de seu público. Desse modo, você poderá avaliar se as iniciativas estão gerando bons resultados ou se precisa fazer ajustes. Observe também as interações nas redes sociais, que são um termômetro importante do grau de identificação do público.

Utilize todos os recursos das ferramentas da internet

Atualmente, existem inúmeras ferramentas na internet para divulgar seus produtos a baixo custo, em páginas com muita visitação, como o Google, Facebook e outras mídias digitais. Certifique-se de que sua marca faz uma campanha de mídia online adequada, usando recursos como Behaviour Targeting ou Remarmeting. Ações de e-mail marketing e newsletter mostram-se bastante eficientes. Beneficie-se também da popularidade de sites e aplicativos de fotos, como o Instagram e Pinterest, divulgando imagens vinculadas à sua marca. Ações como links patrocinados e banners em sites e blogs permitem atingir um grande número de pessoas de modo personalizado e dirigido, com uma ótima relação custo-benefício.

Como vimos, para garantir uma presença digital consistente e eficiente, é preciso apresentar bem sua empresa e seus produtos, conhecer as demandas de seu público, oferecer bom conteúdo, ter um bom relacionamento com os clientes, possuir um website veloz e responsivo, aproveitar bem os recursos das ferramentas da internet, atentar para as estratégias de SEO e avaliar bem as estratégias utilizadas.

É aconselhável que você contrate uma empresa especializada em marketing digital. Ela poderá ajudá-lo a definir quais são os objetivos de sua empresa, a identificar seu público-alvo, a escolher quais são as melhores estratégias de marketing, a avaliar os resultados obtidos e a investir melhor os seus recursos.

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Categorias: Dicas

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