O que um bom site para e-commerce deve ter?

Não importa se você possui um pequeno ou grande comércio eletrônico, há coisas essenciais que é preciso considerar em um site para e-commerce, com o propósito de atingir e manter o sucesso, além de atender as necessidades do seu público-alvo.

Sabemos que a administração de um e-commerce nem sempre é uma tarefa fácil. É justamente por esse motivo que alguns pontos essenciais não devem ser negligenciados. Portanto, neste artigo, vamos dar algumas dicas que estabelecerão uma base sólida para o seu negócio online. Continue lendo e confira as dicas!

Design e facilidade de navegação

Você já entrou em uma loja física e encontrou um ambiente bagunçado, sujo e pouco convidativo? Por outro lado, provavelmente, já esteve em uma loja que apresentava um ambiente limpo, espaçoso e acolhedor, não é mesmo?

Ao ter vivenciado ambos os tipos, qual lhe dá a impressão de que é bem gerenciada, se preocupa com seus clientes e oferece os melhores produtos?

Tenha em mente que as mesmas regras de uma loja física valem para uma loja virtual. O design e organização do seu site para e-commerce são importantes e auxiliam no processo de compra. Eles não devem ser apenas bonitos, mas também coerente com o nicho de mercado da empresa e público-alvo.

Design amigável para smartphones

O uso da tecnologia móvel é uma tendência global. No Brasil, desde 2014, os smartphones ultrapassaram os computadores na preferência dos brasileiros no quesito acesso à internet, segundo dados do IBGE.

Consequentemente, o número de compras realizadas por dispositivos móveis tem aumentado. Dados da Ebit mostram que 21,5% das compras realizadas no comércio eletrônico no ano de 2016 foram realizadas por meio de dispositivos móveis, representando um aumento de 9% comparado ao ano de 2015.

Por isso, um site para e-commerce deve utilizar um design responsivo, ou seja, um design que se adapte independentemente do tamanho e formato da tela do usuário. Isso vai garantir uma melhor experiência para o visitante.

Confira algumas dicas para assegurar uma experiência positiva para compradores que utilizam dispositivos móveis:

  • certifique-se de que o seu carrinho de compras funciona facilmente no celular;
  • observe se a navegação móvel é fácil de usar;
  • mantenha sua versão móvel limpa, simples, com links claros e botões de chamada para ação;
  • confira a navegação das páginas e se os botões têm espaço suficiente para que os dedos do usuário possam tocar facilmente neles;
  • utilize boas versões móveis de suas imagens.

Outro fato que torna obrigatório o uso de design responsivo é que o Google passou a dar menos importância no ranking de pesquisa para aqueles sites que não possuem uma versão amigável aos dispositivos móveis. Caso você deseje ter sucesso, pense nesses fatores!

Fotos de alta qualidade

Não basta publicar apenas uma foto, os compradores querem ver fotos de múltiplos ângulos e pessoas utilizando o produto em diferentes ambientes. Eles desejam aumentar o zoom e ter uma ideia do produto.

Além de ter várias imagens de qualidade, elas devem ser otimizadas para abrir rapidamente. De acordo com a Adobe, as imagens que não carregam ou demoram muito para carregar ocasionam uma taxa de rejeição do consumidor de 39%.

Seleção de produtos

Procure criar as categorias do seu site com inteligência, coloque-se sempre no lugar do visitante e imagine por onde ele vai procurar o produto desejado no seu site para e-commerce. O objetivo deve ser permitir que os clientes encontrem rapidamente o que estão procurando.

Muitos sites para e-commerce permitem que os usuários encontrem o produto por marca ou categoria. As categorias, por exemplo, ajudam os usuários que não têm certeza da marca que deve procurar, mas sabem o que precisam.

A finalidade dessa preocupação é, mais uma vez, garantir a melhor experiência na visitação do seu ecommerce.

Descrição detalhada dos produtos

Pode parecer óbvio, mas descrições claras e precisas sobre seus produtos são importantes para ajudar os consumidores a tomarem uma decisão de compra. Suas descrições funcionam como a equipe de vendas da sua loja, por isso, elas precisam ser informativas e com o tom certo para o seu público-alvo.

Inclua uma seção de perguntas frequentes (FAQ) para ajudar a responder dúvidas sobre seus produtos.

Forneça, ainda, o máximo de informações pertinentes, por exemplo:

  • tabela de tamanhos;
  • textura;
  • dimensões;
  • peso;
  • materiais ou tecidos usados ​​para os produtos;
  • garantias;
  • cores.

Capture a imaginação de seus clientes e seja criativo com suas descrições, conte a história do seu produto e os benefícios que ele pode oferecer. Seu produto vai poupar tempo? Dinheiro? Torná-lo mais produtivo? Mantê-los seguros?

Carrinho de compras prático

Imagine que você está em uma loja física e já escolheu um produto, decidiu que vai comprá-lo e já está com o dinheiro em mãos. Mas há um problema, você não consegue encontrar o local para realizar o pagamento e, quando encontra, o caixa está com problemas. Mesmo assim, após essas dificuldades, quando você consegue prosseguir, descobre que só poderá comprar se preencher um questionário enorme.

Imaginou essa situação? Com certeza, a frustração é enorme e acabará resultando na desistência da compra. Esse cenário parece algo absurdo em um ambiente físico, mas muitos empreendedores reproduzem esse cenário em seu site para e-commerce.

Tão importante quanto atrair o interesse do visitante para a compra é garantir uma boa experiência na finalização e pagamento. O carrinho de compras deve ser fácil de usar, e lembre-se de que o usuário não gosta de preencher formulários! No processo de compra, solicite apenas informações absolutamente necessárias.

Segurança

Um site para e-commerce deve transmitir segurança para o visitante. Seu cliente deve, portanto, sentir-se confiante e seguro ao realizar uma compra. Por isso, é necessário que você garanta a ele, de alguma forma, que dados pessoais e de pagamento não serão interceptados, vendidos ou mal-utilizados.

Esse procedimento é realizado por meio do uso de certificados de segurança que faz criptografia dos dados. Isso serve para garantir que nenhum intruso virtual obtenha os dados do seu cliente.

Saiba, ainda, que independentemente do tamanho do seu negócio, os sites para e-commerce têm uma oportunidade incrível de usar recursos com elementos inovadores. Eles criam para o cliente uma experiência fantástica no ato da compra! Portanto, é importante ficar sempre por dentro das novidades da tecnologia e mudança de comportamento dos usuários online.

Nosso objetivo foi trazer dicas e ensinamentos não somente no lado da tecnologia e software, mas principalmente no lado estratégico do site para e-commerce.

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