Uma pesquisa encomendada pelo Google junto a Forrester Research indicou que até 2021, o impacto da internet nas vendas, tanto as do e-commerce quanto as offline, vai crescer 70%.

O IMPACTO DA INTERNET NAS VENDAS

A projeção para 2021 é que 21,7% do varejo (incluindo setores de bebidas e alimentação) será influenciado positivamente pelo meio online, o que corresponde a R$ 403 bilhões. Se desconsideramos os segmentos, a participação aumenta para 41,7% (R$ 365 bilhões).

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Conforme o estudo, as lojas físicas serão as mais beneficiadas. Mais de 32% das vendas do varejo tradicional terá participação da internet em algum momento da decisão de compra do consumidor.

Ao todo, a projeção para daqui cinco anos é de que o varejo venda R$ 1,85 trilhão, sendo R$ 403 bilhões provenientes do tráfego online. A maior parte será de livros e eletrônicos, seguidos por artigos e roupas esportivas.

Boa parte desse avanço virá de novos consumidores. Até 2021, aproximadamente 27 milhões de pessoas irão realizar sua primeira compra online, ou seja, serão 67,4 milhões de compradores pela internet, o que representa 44% dos internautas.

cta-ebook-10-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-abrir-sua-loja-virtual-1INFLUÊNCIA DA INTERNET NAS VENDAS OFFLINE

Mesmo que a compra não seja efetuada através das lojas virtuais, a internet pode ter um papel muito importante na decisão dos consumidores. Aproximadamente 19% das vendas offline do varejo já tiveram influência do meio digital, totalizando R$ 165 bilhões. Em cinco anos essa influência deve aumentar para 32% das vendas.

Produtos eletrônicos, eletrodomésticos, livros são considerados os itens que exercem maior influência online para posterior compra na loja física, participando da venda de 6 em cada 10 produtos. Até 2021 essa influência deve crescer e atingir 8 em cada 10 vendas.

COMPRAS ATRAVÉS DE SMARTPHONES

O uso dos smartphones vem aumentando significamente, cada vez mais os usuários estão usando os celulares para realizar compras pela internet. O estudo aponta que, até o final de 2016, 19% das vendas do e-commerce deverão ser feitas via dispositivos móveis. Em 2021, a participação deles nas vendas online será de 41%.

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Segundo a empresa, atualmente 30% dos internautas só utilizam internet através do celular pois não possuem outro meio de acesso.

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