Quando se trata de iniciar uma loja online, há muitos detalhes que precisam ser considerados. E uma das etapas mais importantes deste processo é a escolha da plataforma de e-commerce.

Optar pela plataforma ideal é crucial — e evita problemas que envolveriam a mudança para outra opção no futuro. Se isso acontecer, sua contabilidade e seu faturamento podem ser prejudicados.

Pensando nisso, vamos discutir, a seguir, os fatores mais importantes a serem considerados no momento da escolha de uma plataforma de e-commerce. Continue a leitura e confira!

Por que é importante definir seu objetivo?

Primeiramente, pergunte-se: “de qual solução preciso para meu comércio eletrônico?”. Em todas as organizações, há uma grande variedade de necessidades que devem ser cumpridas.

Do ponto de vista do marketing, por exemplo, é fundamental contar com um layout desenvolvido de acordo com o seu nicho de mercado. Ele também deve ter integração com as mídias sociais.

Já para as vendas, será preciso uma solução que reduza o trabalho de administração, facilite o atendimento aos clientes e esteja integrada a diversas formas de pagamento. E, em relação às finanças, você quer que sua plataforma aumente o número de pedidos, além de oferecer mais funcionalidades e relatórios, não é mesmo?

Todo negócio tem necessidades exclusivas, daí a importância de escolher a solução adequada. No entanto, alguns itens básicos devem estar presentes em qualquer boa plataforma de e-commerce. A seguir, falaremos mais sobre eles.

O que considerar ao escolher uma plataforma de e-commerce?

Layout

Você sabia que mais de 50% das pesquisas no Google são feitas a partir de dispositivos móveis? Além disso, 80% dos usuários que entram em um site não adaptado saem imediatamente da página.

Diante dos dados analisados, o Google passou a dar menor prioridade, na busca orgânica, aos sites que não têm um layout responsivo, incluindo as plataformas de e-commerce. Vale lembrar que, no Brasil, 89% dos acessos à internet ocorrem por dispositivos móveis.

Além de ser responsivo, é importante que o e-commerce tenha um layout exclusivo, focado no negócio e no público-alvo. O layout bem planejado proporcionará aos usuários uma experiência melhor e, consequentemente, levará a mais vendas.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é definido como um conjunto de técnicas que têm, como principal objetivo, melhorar o posicionamento de uma página nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca — como o Google.

É importante que sua plataforma de e-commerce considere as técnicas de SEO, já que 93% de toda a atividade da internet começa com uma pesquisa em tais mecanismos.

Integração com as redes sociais

A presença nas redes sociais é cada vez mais importante. E a publicidade nesses ambientes está se tornando uma obrigação para aqueles que desejam aumentar suas vendas no comércio eletrônico.

Somente o Facebook já atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos, sendo o Brasil o 2º maior no ranking de usuários. Vale lembrar que nossa plataforma disponibiliza uma integração com mídias sociais e diversos outros sistemas, beneficiando seu negócio com o marketing digital.

Variedade de formas de pagamento

Nenhuma venda está completa até que você receba o dinheiro. Assim, um aspecto importante de uma plataforma de e-commerce é a perfeita integração com as principais formas de pagamento, como cartões de crédito, cartões de débito, boleto, transferência ou depósito bancário.

Além disso, garanta que sua plataforma disponibilize integração com gateways como PagSeguro, PayPal e Mercado Pago. Dessa forma, você terá liberdade para escolher a melhor forma de pagamento para o seu negócio, de acordo com a preferência do público.

Catálogo de produtos

Uma das grandes vantagens do comércio eletrônico para os clientes é a possibilidade de obter informações que não são disponibilizadas em uma loja física. Isso porque é bastante difícil preparar os funcionários para o atendimento de quem procura saber sobre as diferentes linhas de produtos.

Os sites de comércio eletrônico devem oferecer informações completas ao público. Contudo, muitos administradores de e-commerce acabam negligenciando essa etapa, seja em virtude da grande quantidade de produtos no catálogo ou por se tratar de uma tarefa massante.

Para não ser preciso preencher e manter atualizadas as informações do produto no sistema da loja física e no da loja virtual, separadamente, nossa plataforma de e-commerce oferece a possibilidade de integração com sistemas já instalados em sua empresa (ERP’s).

Com essa integração, os itens que constam no sistema da loja física vão diretamente para a loja virtual. Além disso, há a unificação do estoque para as vendas realizadas no ambiente físico e online. Essa facilidade é fundamental para que você tenha mais tempo para se dedicar a outros pontos cruciais da administração.

Possibilidade de avaliar os produtos

Com as avaliações dos clientes e a classificações de produtos, você pode aumentar suas vendas à medida que outras pessoas considerem que os itens disponibilizados são bons e eficazes.

Certifique-se de que sua plataforma de e-commerce disponibiliza formas de os usuários deixarem depoimentos, críticas e classificações de produtos. Essas ações podem ajudar a levar a marca para um novo público.

Conversão de vendas

Para sites de comércio eletrônico, um design centrado em conversão é absolutamente primordial. Os detalhes sutis, como a colocação da imagem no lugar correto, o alinhamento do texto e a seleção de cores, envolverão seus clientes.

Assim, eles avançarão em seus processos de compra. Quando executado corretamente, seu e-commerce, naturalmente, avançará na liderança, além de expressar a singularidade da marca sem esforço.

Segurança

Proteger a informação do usuário deve ser uma prioridade para as plataformas de e-commerce. As vendas online são cada vez mais frequentes, o que significa que, para o seu negócio ter sucesso, é preciso manter os dados dos clientes em segurança.

O uso de uma plataforma não segura pode levar a cenários catastróficos, como o roubo de informações pessoais de seus usuários. Esse tipo de violação é capaz de desmoronar todo o trabalho árduo para construir a reputação de sua marca.

Escalabilidade

Todos os empresários esperam que seus empreendimentos cresçam no futuro, mas muitos não sabem em qual medida isso ocorrerá. No entanto, é importante procurar por uma plataforma de e-commerce que possa se ajustar ao crescimento do negócio.

Consultoria especializada

Somente os fatores técnicos e de design de uma plataforma não garantem o sucesso de um negócio virtual. Devido ao crescimento do comércio eletrônico (e ao consequente aumento da concorrência), é fundamental contar com uma consultoria de e-commerce.

Os consultores auxiliam os gestores a extrair o máximo de benefícios da plataforma escolhida. Além disso, ajudam a entender os objetivos do e-commerce, o aprimoramento do negócio e os processos de bastidores necessários para promover um bom atendimento ao cliente e uma boa logística.

Na Idealize, oferecemos, juntamente à nossa plataforma de e-commerce, uma consultoria completa para trilhar cada passo no mundo do comércio eletrônico.

Neste artigo, listamos alguns dos pontos essenciais a serem observados na escolha de uma plataforma de e-commerce. Lembre-se: o mais importante é sempre tomar as decisões com base nos objetivos de seu negócio. Assim, o empreendimento estará no melhor caminho.

E para você? Quais são os pontos cruciais à escolha de uma plataforma de e-commerce? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Categorias: Dicas

8 comentários

O que é tráfego orgânico e o que significa para as lojas virtuais? - Blog Idealize Tecnologia · 02/01/2018 às 19:30

[…] Existem várias estratégias de SEO, mas 3 não podem faltar ao publicar seus produtos e artigos com sua plataforma de e-commerce: […]

Entenda tudo sobre o e-commerce · 03/01/2018 às 17:30

[…] Fontes: Cooperblog; agenciabwm; idealizetecnologia. […]

Como funciona uma loja virtual: princípios de criação e operação - Blog Idealize Tecnologia · 18/01/2018 às 21:01

[…] plataforma será a base da sua loja e, por isso, é importante escolhê-la com muito cuidado e […]

Saiba quais são as tendências do comportamento do consumidor para 2018 - Blog Idealize Tecnologia · 23/01/2018 às 11:03

[…] já possui um e-commerce sabe o quanto é difícil fazer com que o consumidor converta em seu site, uma vez que a […]

Funil de vendas: como usar em seu e-commerce e aumentar as vendas? - Blog Idealize Tecnologia · 30/01/2018 às 10:40

[…] Depois de já ter interagido com a sua marca e lido o seu conteúdo, nas fases anteriores, pode-se dizer que o usuário apresenta um perfil compatível com a persona de sua loja virtual. Ele já conhece o seu produto e serviço e as soluções que você apresenta para os seus problemas. Portanto, está pronto para se tornar um cliente de seu e-commerce. […]

7 passos essenciais para criar um e-commerce - Blog Idealize Tecnologia · 07/02/2018 às 11:28

[…] da plataforma de e-commerce que você escolher para o seu negócio, ela poderá apresentar ou não opções de segurança para […]

Já pensou em adotar um ERP para o seu e-commerce? - Blog Idealize Tecnologia · 08/02/2018 às 09:36

[…] Por esse motivo, o ERP é, sem dúvida alguma, a ferramenta de gerenciamento mais recomendável para a sua empresa. Definir a escolha desse sistema, entre as disponíveis no mercado, envolve a compreensão em torno das necessidades que a sua operação tem e possibilidade de integração com a plataforma. […]

Você sabe como funciona um software de e-commerce? - Blog Idealize Tecnologia · 03/03/2018 às 15:41

[…] plataforma de comércio eletrônico pode otimizar e ampliar a eficiência de um negócio de modo ilimitado. Imagine, por exemplo, uma […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: