O Google Adwords, principal serviço de publicidade do Google, é uma ferramenta de marketing digital muito ágil e eficiente, pois oferece resultados em um curto período de tempo e possibilita que o orçamento seja controlado com facilidade.

Ele pode ser usado não apenas por grandes empresas, mas também pelas pequenas, tornando-as capazes de competir frente a frente no topo dos resultados de busca.

Mas você sabe como essa ferramenta funciona? Qual é a melhor maneira de configurar os anúncios? Como gerenciar e analisar suas campanhas? Conheça, a seguir, os principais benefícios que o Google Adwords pode trazer para sua empresa e saiba como otimizar seu uso!

Saiba como funciona o Google Adwords

Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google e encontrou alguns links de produtos ou serviços em destaque no resultado. Também já deve ter acessado um blog e se deparado com um banner de anúncio em algum local da página ou assistido a um vídeo no YouTube e visualizado alguma publicidade durante a exibição.

Esses são exemplos de diferentes tipos de anúncios que podem ser criados e gerados pelo Google Adwords.

Trata-se de uma plataforma que permite aos anunciantes pagarem para promover produtos e serviços nos mecanismos de pesquisa e nos milhões de sites parceiros do Google. Ela é capaz de gerar anúncios relevantes para os usuários sempre que eles usarem o mecanismo de busca ou quando estiverem navegando pelos parceiros da rede de display.

Veja como começar a sua campanha

Você mesmo pode iniciar um anúncio, gerenciá-lo ou interromper uma campanha a qualquer momento.

Para a iniciar, você só precisa fazer seu registro e escolher suas palavras-chave e textos para que os anúncios, sejam eles escritos ou com imagens (banners), sejam criados automaticamente. Você ainda tem a possibilidade de fazer testes A/B com os criativos do anúncio. Em apenas alguns minutos, eles estarão online e acessíveis a milhões de pessoas.

Direcione as ações para seu público-alvo

Você pode criar anúncios direcionados especificamente para o seu público-alvo, utilizando palavras-chave, informações demográficas e remarketing. É possível selecionar o público-alvo desejado com base na idade, no sexo, no local, nos interesses, entre outras informações.

Desse modo, seus produtos serão visualizados por um público específico e qualificado, aumentando as chances de conversão de vendas. Uma loja de roupas para mulheres maduras, por exemplo, poderá direcionar seus anúncios para mulheres com mais de 40 anos.

Outra vantagem é a possibilidade de segmentar o público de determinada região geográfica, recurso muito útil para quem tem uma loja ou comércio local e quer alcançar apenas o público dessa localidade.

Entenda como funciona a cobrança pelos anúncios

No Google Adwords, o modelo de pagamento mais utilizado é o custo por clique (CPC). Nele, você define um valor máximo que está disposto a pagar para que uma pessoa clique no seu anúncio. Mesmo que ele seja exibido mais de um milhão de vezes, você só tem custos quando receber algum clique para seu website.

Porém, outros modelos de pagamento também podem ser utilizados, como, por exemplo, o custo por impressão (CPM), no qual você paga a cada mil exibições do seu anúncio; o custo por aquisição (CPA), estratégia de lances automáticos na qual você informa quanto deseja pagar por uma conversão; entre outros.

A plataforma informa o preço por clique, a taxa de conversão, o preço por conversão, a posição média de seu anúncio etc. Assim, você pode configurar sua campanha de acordo com o orçamento diário definido para ela. Além disso, sempre há a possibilidade de ajustar o orçamento de acordo com os resultados gerados.

Dessa forma, você pode começar com uma campanha pequena e aumentar o investimento à medida que os resultados se mostrarem vantajosos.

Tenha atenção à qualidade dos seus anúncios

Essa plataforma funciona como uma espécie de leilão em que os anunciantes oferecem determinado valor em troca de cliques. Porém, não basta pagar mais, é preciso que seu anúncio seja realmente bom para que ele possa obter destaque no ranking. Mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores que os seus, você ainda poderá se destacar se o índice de qualidade de seu anúncio for superior.

Procure também ficar atento ao comportamento de seus concorrentes, observar o que estão fazendo, quais palavras-chave estão utilizando e buscar estratégias para os superar.

Analise as métricas e otimize suas campanhas

Uma das maiores vantagens do Google Adwords é que os resultados são facilmente mensuráveis. Ele fornece informações detalhadas sobre as campanhas, como a quantidade de cliques, visualizações, palavras-chave etc.

Assim, você pode acompanhar suas campanhas passo a passo, de modo a testar quais estratégias são mais eficientes, quais ações obtiveram melhores resultados de vendas e quais são os leads mais qualificados. Observando os dados do dashboard, você consegue analisar facilmente os números de sua campanha e modificar sua estratégia, se necessário.

Garanta a visibilidade de sua empresa nos mecanismos de busca

A plataforma permite que sua empresa seja encontrada nas ferramentas de busca, como o próprio Google, no momento exato em que as pessoas procuram pelo produto ou serviço que você oferece. Com isso, aumentam as chances de conversão.

Alguns internautas preferem ignorar os anúncios e clicar nos resultados não pagos dos buscadores para encontrar seus produtos e serviços. Esse tipo de procedimento é conhecido como tráfego orgânico.

Aumente a visibilidade de sua marca

Além de gerar leads e vendas, o Google Adwords contribui para reforçar o reconhecimento de sua marca no mercado e fortalecer o relacionamento com sua audiência.

Ao utilizar a Rede de Display, você será capaz de exibir seus banners em milhões de sites e blogs relacionados ao público-alvo de sua empresa. Se você comercializa suplementos alimentares, por exemplo, os anúncios serão exibidos em sites de revistas de saúde, blogs de profissionais de nutrição, academias etc.

Com uma campanha de qualidade no Google Adwords, você aumentará exponencialmente as chances de que seus produtos ou serviços obtenham o retorno desejado.

O mais importante é que você saiba escolher bem o tipo de campanha mais indicado para sua empresa, acompanhe constantemente as métricas e saiba analisar corretamente os dados disponíveis. Desse modo, será capaz de direcionar seus recursos e otimizar os resultados de suas campanhas.

Agora que você sabe como o Google Adwords pode alavancar suas vendas, que tal complementar essa estratégia com outras? Entre em contato conosco e faça uma consultoria para descobrir novas soluções para seu e-commerce!

Categorias: Dicas

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