As melhores estratégias de frete grátis e envio no e-commerce

As melhores estratégias de frete grátis e envio no e-commerce

Hoje, você saberia responder quais são as melhores estratégias de Frete Grátis e Envio para o seu e-commerce? Ou melhor, você já testou alguma delas e poderia dizer que deu certo para o seu negócio?

Então, se ainda não testou e não conhece nada sobre essas estratégias, saiba que o seu negócio está perdendo muito. Existem estratégias tão eficientes a ponto de aumentar as suas vendas de maneira significativa. 

Falamos sobre as melhores estratégias de frete grátis e envio no e-commerce em nosso Webinar, e vamos trazer para você neste conteúdo também. Então, tem para todos os gostos: se você preferir assistir o webinar “Estratégias de frete grátis e envio no e-commerce”, é só clicar no botão abaixo.

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Sem tempo para ler? Ouça!

Agora, se preferir ler, este é o conteúdo. Boa leitura! 

Por que devo oferecer Frete Grátis?

“Frete grátis é música para os ouvidos de quem compra pela internet”. Você já ouviu essa frase? Então, ela tem tudo a ver com a resposta da pergunta “Por que devo oferecer frete grátis?”.

Essa frase é popularmente conhecido porque tem total ligação com as sensações dos clientes. Isso porque a maioria das pessoas gostam de ter a sensação de estar economizando, evitando um pagamento a mais, mesmo que precisem comprar mais coisas para isso.

Então, na maioria dos casos acontece da seguinte forma: o cliente acesse um e-commerce para comprar o produto “x”. Porém ele vê que comprando apenas aquele produto, o frete é cobrado, e caso ele adquira mais 2 ou 3 produtos, o frete sai de graça. 

Mesmo que ele tenha que pagar a mais pelos produtos adicionais, muitas vezes ele prefere evitar um valor – que é o preço do frete — e fica feliz e satisfeito por isso.

Então, você deve oferecer frete grátis pelo simples fato de que a sensação dos clientes de economia vale muito, pois não é uma e nem duas pessoas que sentem esse prazer de economizar, mas sim várias!

Seja sincero: você já pensou em não oferecer frete grátis na sua loja virtual?

Gostaríamos da sua sinceridade agora: você que já tem um e-commerce ativo, já pensou, em algum momento, em incluir estratégias de frete grátis na sua loja virtual? 

“Ah, até pensei, mas, será que vale mesmo a pena oferecer?”.

Sim, muito! Além da argumentação que utilizamos acima, oferecer o frete grátis é extremamente benefício porque hoje um dos fatores que acabam pesando na decisão de compra das pessoas na internet é o próprio frete.

Acredite, muita gente deixa de realizar uma compra pelo valor do frete, ou busca a loja virtual com o frete mais barato para finalizar a compra. E, a questão é: se ela encontrar a sua loja nessa busca, e a mesma estiver com as melhores estratégias de frete grátis, qual você acha que seria a sua reação?

É claro que compraria no e-commerce! 

Então, se você não quer que o carrinho seja abandonado, ofereça boas condições de frete, de preferência leia esse conteúdo até o final e escolha as melhores estratégias de frete grátis e envio para o seu e-commerce.

Algumas estatísticas interessantes que também não podemos deixar de fora:

  • 55% dos consumidores abandonam o carrinho antes de finalizar a compra porque consideram o frete caro demais. 
  • 70% dos consumidores colocam mais produtos no carrinho só para ter direito ao frete grátis. 

Fonte: ComScore

Mas, atenção!

Não é porque o frete grátis é tão importante que você deve sair oferecendo de qualquer jeito, sem pensar em uma estratégia eficiente. Na verdade, o maior erro dos lojistas quando o assunto é frete grátis é esse: não saber como fazer, e mesmo assim fazer.

Isso porque, quando você não conhece as melhores estratégias para frete grátis, e mesmo assim inclui no seu e-commerce esse benefício para o cliente, provavelmente vai gerar prejuízo para as vendas. Não é só falar “a partir de R$ 100,00 o frete é grátis”. É necessário fazer um cálculo, estudar se é viável, se o valor do produto vai suprir, enfim, muitas informações são necessárias para que você tenha certeza que pode oferecer frete grátis na compra de todos os produtos, para todos os estados.

Vantagens de oferecer frete grátis no e-commerce

Vendas

Os seus clientes não estarão mais preocupados com o valor do frete, pois ele não vai existir. Sendo assim, sua loja se torna mais atraente, se destaca da concorrência — que, diga-se de passagem, é bem alta no mundo digital —, e venda mais.

Fidelização

Quando você investe nas melhores estratégias de frete grátis para sua loja virtual, tem um maior poder de fidelização dos clientes, pois os clientes buscam lojas com frete grátis para realizar suas compras, e também lembram das lojas que oferecem esse benefício para novas compras.

Abandono do carrinho

Além do aumento das vendas e da fidelização dos clientes, oferecer frete grátis também diminui a porcentagem do abandono do carrinho. Se vimos na pesquisa da ComScore que 55% dos consumidores abandonam o carrinho porque consideram o frete caro demais, consequentemente, quando você oferece frete grátis, acaba com esse motivo dos consumidores e diminui o abandono.

Tráfego

Ao aplicar as melhores estratégias de frete grátis, o seu e-commerce também ganha quando o assunto é tráfego, isso porque você terá que divulgar essa informação de frete grátis, e pelos clientes gostarem dessas promoções e economias, acessarão a sua loja virtual com mais frequência.

Não contar apenas com as datas comemorativas para impulsionar as vendas

É indiscutível que todo lojista digital sonha e espera ansiosamente por datas comemorativas que se encaixem com o perfil da sua loja virtual. Dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, natal, black friday etc. Mas, saiba que com estratégias de frete grátis eficientes você pode vender o ano inteiro, e não depender apenas dessas datas específicas para alavancar as vendas.

Mas lembre-se…

Todas essas são as vantagens das estratégias de frete grátis, mas você precisa também tomar cuidado, pois alguém precisa abraçar as despesas do frete, e esse alguém, neste caso, será você. Portanto, pense na margem de lucro de cada produto ou serviço e estipule um valor que se encaixe nessa margem. 

Até porque, não adianta também você oferecer frete grátis e não ter lucro nenhum na venda dos produtos, não é? Ou até mesmo acabar perdendo, em vez de ganhar. 

Além do cuidado com a margem de lucro e dos valores, é preciso também pensar na modalidade de entrega. Você não pode deixar o cliente esperando muito pelo produto que comprou, como também não pode, na maioria das vezes, pagar pela modalidade mais cara, de entrega mais rápida.

Então, e agora? Como criar uma política de frete grátis sem perder dinheiro?

Podemos dizer que chegamos no ápice desse conteúdo. Depois de todas as informações importantes que apresentamos, chegou a sua maior dúvida, e com certeza a da maioria dos lojistas que estão lendo este conteúdo: “Como criar uma política de frete grátis sem perder dinheiro?”.

Entenda quem é sua clientela: atacado ou varejo?

É importante ter esse conhecimento porque, no varejo, você cobra mais pelo seu produto, e tem mais margem para trabalhar. No atacado isso não acontece, porque como você vende em grande quantidade, a sua margem acaba sendo menor. Então, o primeiro passo é entender quem é sua clientela e qual o seu perfil.

Identifique quanto custa seu produto

Essa identificação é importante, pois, a partir daí, você terá a noção de quanto de frete poderá bancar para o seu cliente em cima de um determinado produto. Assim você conseguirá chegar em um valor que poderá desembolsar para oferecer o frete grátis em cima do produto escolhido.

Entenda suas margens

Agora, o próximo passo é você entender qual a sua margem de lucro. Esse entendimento é importante porque você precisa ter lucro, ou seja, não pode abrir a sua margem de mão, e ao mesmo tempo também precisa do frete grátis. Sendo assim, quando você entende, conhece e sabe até onde pode chegar com sua margem para não prejudicar a loja virtual, fica muito mais fácil de identificar quais produtos podem ser oferecidos com frete grátis, e quais é inviável essa ação.

Quais métodos de envio vai utilizar

Você precisa saber quanto vai custar para enviar um determinado pedido para o cliente, isso é fato! Vamos supor que o cliente é de São Paulo, e os pedidos que temos no site, a entrega para SP gera em torno de R$ 20,00 a R$ 30,00 a entrega. Sendo assim, sabemos que, com a transportadora “x”, conseguimos ter esse custo de entrega, então, também conseguimos estipular que para SP, o frete é grátis, e não teremos prejuízos. 

Leve em conta a localização dos clientes

Também precisamos saber qual a ligação dos nossos clientes. Como no exemplo acima, conseguimos proporcionar frete grátis para São Paulo, com a transportadora que cobra o valor “x”, mas dificilmente conseguiríamos o mesmo valor de entrega para o Rio Grande do Sul, por exemplo.

Então, é importante levar a consideração a localização dos clientes antes de estipular o frete grátis. Caso você não determine por regiões, as chances do prejuízo chegar são grandes, e estamos certos que não é isso que você quer.

Avalie o ticket médio

Em hipótese alguma crie uma política de entrega que extrapole o seu limite de ticket médio. Por exemplo: você tem um ticket médio de R$ 140,00, e faz define uma estratégia de frete grátis acima de R$ 250,00. Essa é uma atitude errada, pois você está tentando quase que duplicar o ticket médio.

Vá com calma. Seu ticket médio é R$ 140,00? Defina uma estratégia para alcançar o R$ 170,00. Aumente as poucos que as chances dos resultados serem positivos são ainda maiores.

Analise o histórico de pedidos

Outro ponto que não podemos deixar de fora deste conteúdo é o de analise do histórico de pedidos. Você tem as melhores informações em suas mãos, de todos os pedidos que já foram realizados no seu e-commerce, e precisa utilizar essas informações para definir as melhores estratégias. 

Com essas informações, é possível:

  • Verificar de onde são os clientes que mais compram;
  • Qual o ticket médio;
  • Quais os produtos que mais possuem demanda;
  • Qual época os clientes mais compram;
  • Qual o número de pedidos diários;
  • Etc.

E como isso funciona na prática?

Vamos apresentar as estratégias de Frete Grátis mais utilizadas, e também mais eficientes, com exemplos práticos para você entender se vale ou não para o seu tipo de negócio, ok?

Exemplo 1: Toda a loja virtual com frete grátis

Essa é uma das opções menos utilizadas, isso porque dificilmente um lojista conseguirá ter lucro a ponto de conseguir oferecer qualquer produto, para qualquer região do país, com frete grátis. Mas é claro, se a sua empresa tiver a possibilidade de oferecê-la, mantendo uma boa margem de lucro, por que não investir, não é mesmo?

Exemplo 2: Frete Grátis a partir de um determinado valor

Como falamos anteriormente, dependendo do ticket médio, é possível criar uma política para frete grátis a partir de um determinado valor. Essa ação vai fazer com que o cliente compre mais produtos da sua loja para ter o frete grátis. Também é super válida!

Ex.: Todas as compras no valor acima de R$ 199,90 o frete é grátis, independente de região.

Exemplo 3: Frete Grátis por região

É possível também criar uma política de frete grátis para determinada região. Por exemplo: para todas as regiões de São Paulo o Frete é grátis. Essa ação vai depender do modo de envio dos seus produtos, e também do custo para que essa entrega seja feita. Mas também é possível aplicar, e atrai muito os clientes.

Exemplo 4: Frete Grátis por valor do pedido + região

A política mais utilizada hoje em dia pelos lojistas é essa: frete grátis por valor do pedido + região. Se você nunca ouviu falar, aí vão os exemplos:

  1. Santa Catarina, nas compras acima de R$ 199,90 o frete é grátis!
  2. Para o restante do Sul e Sudeste do país, as compras acima de R$ 299,00 o frete é grátis.
  3. Para o restante do Brasil, compras acima de R$ 499,00.

Exemplo 5: Desconto no valor do frete

Não é apenas de frete grátis que vive um e-commerce. Também é possível e atrativo dar descontos para os clientes. Por exemplo:

  • Pedido de R$ 1.000,00.
  • Você define que paga 10% do pedido em Frete.
  • Frete calculado = R$ 150,00
  • 10% de R$ 1.000 = R$ 100,00
  • Sua empresa, então, paga R$ 100,00 do Frete, e o cliente precisa pagar apenas os R$ 50,00 que faltam.

Exemplo 6: Valor fixo no frete

Outra política que é possível aplicar no e-commerce é o de valor fixo no Frete. Ou seja, você estipula um valor que esteja dentro do orçamento da sua loja virtual para que todos os clientes possam usufruir dos produtos e pagar o valor “x” pelo frete.

Ex.: Frete com valor fixado de R$ 19,90 para todo o site.

Qual política devo utilizar?

Você deve estar se fazendo essa mesma pergunta agora.

Antes de tudo, gostaríamos de deixar bem claro para você que a política utilizada pela empresa “x” que gerou ótimos resultados pode não funcionar para a empresa “y”, e isso significa que não é porque uma loja virtual teve um resultado positivo que você vai copiar e ter também.

Então, para que você tenha a certeza de qual a melhor política de frete grátis para o seu negócio:

Teste um método

Entre todos os métodos que apresentamos acima, escolha o que mais a sua empresa se identifica e teste! Somente testando você vai saber se poderá dar certo para o seu tipo de negócio ou não.

Analise os resultados com cautela

Depois de testar, faça uma análise de resultados. Não somente número de vendas, vá além. Tente analisar a satisfação dos clientes, a taxa de abandono do carrinho, o número de visitas no seu site, entre outros diversos pontos que podem influenciar se a estratégia foi ou não positiva.

Crie sua política com base no valor do seu produto

Nunca esqueça que os valores dos seus produtos e o ticket médio são a base para o método dar certo e gerar bons resultados da sua empresa. Portanto, independente da política que você estipular, sempre utilize como base o valor dos seus produtos.

Entenda seu objetivo

Hoje qual é o seu objetivo? Vender mais? Ter mais acessos? Fidelizar os clientes? Defina e entenda o seu objetivo antes de qualquer ação. Somente assim você terá os resultados que espera. Afinal, não adianta você somente aumentar as vendas se o objetivo é fidelizar os clientes antigos, por exemplo.

Depois de definir a política, TESTE, TESTE e + TESTE!

Definiu a política? Perfeito! Você já deu um grande passo de encontro as excelentes resultados com as estratégias de Frete Grátis. Porém, mesmo depois da definição, a fase de TESTES não acabou! 

Utilizou uma política e deu certo? Ponto positivo. Agora chegou a hora de tentar novas políticas, novos métodos, novos valores. É sempre bom variar para deixar os clientes satisfeitos e cada vez mais alcançar novos consumidores.

E se o perfil do cliente não se enquadrar com a política de Frete Grátis da minha empresa?

Caso você tenha estipulado a política de frete grátis por regiões, por exemplo, e tenha definido que somente para São Paulo o Frete é grátis, o que fazer com as demais regiões? Não vender?

É claro que não, as vendas continuam! O segredo está em como os produtos estão configurados no seu e-commerce. É necessário sempre ter muito cuidado com as dimensões e atualizações dos produtos, para que erros não aconteçam e fretes sejam cobrados equivocadamente — ou pior, fretes não sejam cobrados.

Para fazer o cálculo corretamente e configurar isso na sua loja virtual, verifique as dimensões e também o peso dos produtos. Assim você vai conseguir calcular o valor do frete corretamente para as regiões que não estão dentro do frete grátis.

Formas de Envio

Agora que você já definiu as melhores políticas de frete grátis para o seu e-commerce, chegou o momento de conhecer as melhores formas de envio. Vamos listar quais são as principais e os seus diferenciais.

Mas, antes disso, precisamos deixar bem claro uma dúvida comum entre os lojistas: “mas, afinal, o que é mais importante: o preço do frete ou o prazo de entrega?”. 

Os dois tem bastante importância da decisão de compra dos consumidores. Porém, não adianta você ter várias ótimas condições de frete grátis e falhar quando o assunto é a entrega. O cliente quer economizar, mas ao mesmo tempo ele precisa do produto com rapidez, agilidade.

Então, a resposta é: não existe um mais importante. Os dois são importantíssimos para o sucesso de um e-commerce. E, como você já conhece as melhores estratégias de frete grátis, também vamos te apresentar as diversas formas de envio que você pode utilizar na sua loja virtual.

Correios

– Maior atuação no Brasil;

– Confiança por parte do consumidor;

– Automação no processo de envio (SIGEP)

Transportadoras

– É possível despachar produtos pesados e com maior volume;

– Prazo de entrega (normalmente) mais competitivo.

Motoboy

– Menor prazo de entrega (muito rápido);

– Atingir regiões perto da sua empresa;

– Preço competitivo.

Entrega Própria

– Menor prazo de entrega;

– Qualidade na entrega.

Retirar na Loja

– Menor prazo de entrega (vai depender do cliente e do estoque);

– 0 custo de entrega (sem frete);

– Ótima estratégia para facilitar a vida dos clientes.

Concluindo…

Lembre-se sempre: quanto mais opções de envio você disponibilizar para os clientes, mais chances você vai ter de concretizar uma venda. Então, se possível, pense no maior número de formas de envio para facilitar a vida do seus clientes.

E chegamos ao fim de mais um conteúdo. Esperamos que esse artigo, com as nossas dicas, tenha te ajudado, tanto quando o assunto são as melhores estratégias de frete grátis como as formas de envio para o seu e-commerce. 

Se ficou alguma dúvida sobre qualquer assunto que abordamos, por favor, deixe seu comentário abaixo. Vamos te responder assim que possível, combinado!

Obrigado por ter lido até aqui, e até os próximos artigos!

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