Nicho de Mercado: O que é? Você já possui um?

No mundo virtual tem-se a grande vantagem em poder atuar em diversos segmentos ou nicho de mercado. Nesse conceito, o pequeno empreendedor tem a oportunidade de atender com excelência uma necessidade específica de um determinado público.

O e-commerce surgiu para auxiliar as empresas a adquirirem ainda mais clientes, proporcionando uma melhor qualidade nas vendas e oferecendo para o cliente aquilo o que ele realmente precisa, oportunizando soluções e, consequentemente, satisfazendo suas necessidades. Dessa forma, o empreendedor tem muito mais chance de obter resultados ainda mais positivos.

Mas afinal, o que é nicho de mercado?

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Constantemente utilizado na web e usado com frequência na área de marketing, esse termo é denominado como: “mercado especializado e que geralmente oferece novas oportunidades de negócio”, em outras palavras pode-se dizer que nicho de mercado é uma fração/parcela de um determinado segmento onde o público tem necessidades específicas e que geralmente são pouco exploradas, inexistentes ou ainda tem carência de atendimento dos principais fabricantes de um determinado produto ou serviço.

Nicho é um mercado menor dentro de um mercado maior. Devido ao seu pequeno público, os nichos de mercado são desprezados por grandes empresas, ou seja, as pequenas empresas têm grandes chances de posicionar-se bem no mercado. Investir tempo e energia para atender um público específico, oferecendo soluções para as necessidades dos mesmos, é o diferencial.

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Para investir num nicho de mercado deve-se levar em consideração uma linha de produtos ou serviços para poder trabalhar e direcionar todo o foco em um segmento de mercado específico. Conhecer o perfil dos público alvo é essencial para o sucesso do seu empreendimento.

cta-ebook-10-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-abrir-sua-loja-virtual-1Como escolher seu nicho de mercado

Siga todo esses passos e mãos à obra:

1- Decida

O que você quer vender? Pra quem você quer vender? Já sabe qual seu público alvo? Se sim, você conhece-os bem? Existem concorrentes para esse nicho? Quais são os pontos positivos? E os negativos? Identificar o seu nicho, conhecer o seu público alvo e suas necessidades é o primeiro passo.

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2- Tenha foco

Qual é o seu foco? Onde você quer chegar? Quais são suas perspectivas? Identifique as maiores lições que você teve na vida e busque o sucesso.

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3- Conheça o seu cliente

Quão bem você conhece o seu cliente? Sabe quais são suas preocupações e necessidades? Faça uma lista com as ideias que atendam as necessidades dos consumidores. Converse com eles, comunicação é a base de tudo.

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4- Ofereça

Após definir o seu nicho, teste o mercado. Ofereça o seu produto, isso pode ser feito com demonstração dos produtos de forma gratuita para que o seu cliente conheça e posteriormente venha adquirir o seu produto.

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5- Chegou a hora de concretizar

Chegou a hora de concretizar, para muitos empreendedores essa é considerada a parte mais difícil. Não tenha medo, encare seus medos de cabeça erguida. Vai dar certo!

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Pesquise e analise todos os pontos antes de iniciar o seu negócio e lembre-se, a busca constante de informações sobre o seu segmento irá fazer você se destacar entre os demais. Trabalhe com estratégias, análises e planos, mantenha-se sempre organizado em todas as áreas de gestão que envolvem seu negócio. Nenhum projeto conseguirá ir pra frente sem planejamento, seja qual área for. Se aind

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Agradar os consumidores é a chave do sucesso. Porém ainda existem muitos e-commerces que pecam por não levar em consideração o que o cliente deseja encontrar na loja virtual. Analise seu nicho de mercado e ofereça aquilo que o seu consumidor deseja encontrar.

Não fique na zona de conforto, faça sempre os ajustes que forem necessários e relacione-se com seu cliente, é ele quem vai mostrar qual direção você deve seguir para alcançar constantemente o sucesso.Nicho de Mercado O que é Você já possui um - Idealize Tecnologia (1)

Fonte: KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

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